É na escola que surgem as novas profissões e interesses, e no Colégio Natureza os alunos são preparados para o futuro com uma educação inovadora, experiências práticas e foco nas competências do século 21, como criatividade, empatia e pensamento crítico

Se perguntarmos hoje a uma criança o que ela quer ser quando crescer, é provável que as respostas incluam carreiras que, até pouco tempo atrás, pareciam saídas de um filme de ficção científica: criador de conteúdo digital, cientista de dados, especialista em inteligência artificial, designer de experiências imersivas ou engenheiro de biohacking – intervenções no corpo humano para ampliar as capacidades naturais.

O futuro do trabalho já começou, e o Colégio Natureza está totalmente conectado a essa transformação: “Não basta mais preparar os estudantes para uma prova ou vestibular. O verdadeiro papel da escola é formar cidadãos criativos, resilientes e capazes de transformar a sociedade. Para isso, é fundamental oferecer uma educação que vá além do currículo tradicional”, ressalta Maria Teresa, coordenadora pedagógica do Colégio Natureza.

Por conta desse futuro repleto de novidades, algumas carreiras estão em ascensão entre os jovens, como desenvolvedor de IA, curador de conteúdo educacional digital, especialista em ESG (ambiental, social e governança), engenheiro de metaverso, designer de realidades estendidas (VR/AR); profissional de bem-estar mental e digital; consultor de inteligência emocional e agricultor urbano de precisão. “Todas essas profissões exigem habilidades interdisciplinares, pensamento crítico e, acima de tudo, empatia. Por isso, escolas que investem nesse tipo de preparo têm papel crucial no desenvolvimento das futuras gerações”, afirma Maria Teresa.

Como o Colégio Natureza prepara seus alunos para o mercado de trabalho?

No Colégio Natureza, a formação vai muito além da sala de aula. Nossos alunos são incentivados a explorar seus talentos por meio de metodologias ativas, projetos reais e acompanhamento personalizado, como participação em Feiras de Ciências e Robótica, oficinas de esportes, torneios de xadrez, apresentação de música e teatro, trilhas de estudo personalizadas, entre outras atividades.

“Como a maioria dos jovens não quer apenas absorver conteúdo, mas, sim, participar, propor soluções e se engajar em temas relevantes, o Colégio Natureza promove um ambiente de diálogo aberto e incentivo ao protagonismo estudantil, oferecendo espaços para criação, apresentações, debates e experiências práticas”, conta Maria Teresa. Seja no laboratório, no palco, na quadra ou nas feiras de ciências e robótica, os alunos encontram oportunidades reais para desenvolver habilidades que os acompanharão por toda a vida.

Para saber mais sobre a proposta pedagógica do Colégio Natureza acesse este link.

O futuro do trabalho segundo o Fórum Econômico Mundial

Conforme relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho, a adaptabilidade e o aprendizado contínuo são as habilidades mais valorizadas nos próximos anos — e é exatamente isso que o Colégio Natureza cultiva, segundo sua coordenadora pedagógica.

O estudo concluiu que, ao todo, 23% das ocupações devem se modificar nos próximos dois anos. Em uma base de dados que analisou 673 milhões de postos de trabalho, a expectativa é que sejam criados entre 2023 e 2027 cerca de 69 milhões de empregos — impulsionados principalmente pela transição verde e pela transformação tecnológica.

Porém, no mesmo período, 83 milhões de postos de trabalho serão eliminados, o que corresponde a uma redução líquida de 14 milhões de postos de trabalho ou 2% do emprego atual. Os empregos que mais crescerão são especialistas em Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina, especialistas em sustentabilidade, analistas de inteligência de negócios e especialistas em segurança da informação, mas o maior crescimento em números absolutos é esperado em educação, agricultura e comércio digital.

×