Uma dica do Colégio Natureza para unir cinema, aprendizado e empatia é o filme O Trem Italiano da Felicidade, uma lição de história que é capaz de despertar o interesse de adolescentes.

Aprender história pode (e deve) ser emocionante

Datas, nomes, guerras, revoluções. Para muitos alunos, estudar história pode parecer algo distante da realidade. Mas e se fosse possível vivenciar tudo isso de forma mais próxima, envolvente e significativa – como em um filme? É com essa proposta que o Colégio Natureza reforça o uso do cinema como recurso pedagógico que emociona, ensina e transforma.

“Filmes são janelas para o mundo. Eles informam, despertam emoções e nos conectam com realidades de outras épocas e lugares. Essa experiência audiovisual é capaz de formar uma visão mais crítica e humana dos acontecimentos históricos”, explica Maria Teresa, diretora pedagógica do Colégio Natureza.

Inserir o cinema no cotidiano escolar é uma forma criativa e eficaz de enriquecer o repertório cultural dos estudantes. Além disso, estimula habilidades essenciais como empatia, senso crítico e compreensão de contextos sociais. É por isso que hoje, nossa dica é um filme que vai muito além do entretenimento: é praticamente uma aula de história comovente e transformadora.

O Trem Italiano da Felicidade: história viva na tela

Baseado no livro Il Treno dei Bambini, de Viola Ardone, o filme O Trem Italiano da Felicidade se passa na Itália de 1946, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. A trama gira em torno de Amerigo Speranza, um garoto de sete anos que vive com a mãe em Nápoles, em meio à pobreza do pós-guerra.

A vida de Amerigo muda ao embarcar em um dos chamados “trens da felicidade” — uma iniciativa real que levava crianças do sul pobre da Itália para viver temporariamente com famílias do norte durante o inverno rigoroso.

Por meio dos olhos de Amerigo e da convivência com Derna, a mulher que o acolhe, somos convidados a refletir sobre desigualdade social e reconstrução após a guerra; laços familiares e amadurecimento; generosidade e esperança e as diferentes formas de amar e educar. 

Com fotografia sensível e atuações marcantes, o longa mostra que, muitas vezes, amar também é deixar partir.

Por que assistir com os filhos?

Recomendado para maiores de 12 anos, O Trem Italiano da Felicidade é uma excelente sugestão para pais e filhos assistirem juntos. Alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Natureza podem se beneficiar de uma conversa em família sobre os temas abordados — tudo isso enquanto aprendem história de forma envolvente e significativa.

Dica do Colégio Natureza: Ao final do filme, converse com seu filho sobre as diferenças entre a Itália de 1946 e o mundo atual. Incentive perguntas, reflexões e empatia — atitudes que constroem não só conhecimento, mas também cidadãos conscientes.

No Colégio Natureza, o aprendizado vai além do livro

Aqui, acreditamos que cada aluno tem sua forma única de aprender. Por isso, valorizamos métodos que respeitam a individualidade e promovem o desenvolvimento integral — acadêmico, emocional e social.

E o cinema, sem dúvida, é uma dessas ferramentas. Quando bem selecionado, um filme sobre história pode ser um portal para o passado, uma ponte para o presente e uma inspiração para o futuro. O filme está disponível na Netflix.

Gostou da dica? Continue acompanhando o blog do Colégio Natureza para mais sugestões de conteúdos que educam e encantam.