Proposta

Pedagógica

Incentivando

o exercício de reflexão, análise, debate e formação da própria opinião, a equipe Natureza atua para colaborar na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de transformar a realidade em favor de um mundo mais saudável, justo e solidário.

Contando com o apoio de diversas parcerias, visamos a formação consciente e participativa do processo de transformação da realidade social apresentada na atualidade, e que vem favorecendo a desigualdade econômica e cultural, a destruição do planeta e a guerra entre os povos.

O Colégio Natureza apresenta uma proposta de trabalho calcada em princípios de cooperação, de preservação e de solidariedade, resgatando valores tão esquecidos na maioria das instituições educacionais.

É primordial ressaltarmos que tais metas só se concretizarão a partir da formação de indivíduos nutridos pela vontade do saber, indagadores e pesquisadores do universo em que estão inseridos.

Valorizando a vivacidade, a curiosidade, a vontade de brincar, criar e participar, o Colégio Natureza estimula o desenvolvimento do processo de conhecimento dos nossos alunos, quanto à sociedade. Atividades interativas proporcionam a vivência de situações-problemas e a busca de soluções.

ITD – Inglês todo dia

O ITD – Inglês Todo Dia, é um Programa desenvolvido para as turmas a partir de 1 ano de idade até o 9º ano do Ensino Fundamental, que consiste em aulas de inglês diárias, na própria grade curricular. Na Educação Infantil o Programa será desenvolvido em parceria com o Sistema de Ensino Bilíngue Learning Fun. No Ensino Fundamental, pela equipe técnico pedagógica do próprio Colégio O programa de educação bilíngue do Colégio Natureza foi desenvolvido para que os alunos da escola alcancem a fluência no idioma, após alguns anos de estudo. Além disto, a aquisição de uma segunda língua promove um poder maior de concentração e de desenvolvimento do raciocínio lógico. Quanto mais cedo a criança é exposta, maiores são os proveitos. A empregabilidade também é um dos pontos a serem levados em consideração na hora de escolher pela aquisição de uma segunda língua. A escolha do Inglês ocorre por ser o idioma que domina o mundo dos negócios e da comunicação global.

Robótica

Em parceria com a Via Maker, o programa tem como objetivo desenvolver competências nos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, por meio de atividades práticas que abrangem conteúdos curriculares em um contexto tecnológico.

Oficinas e Atividades

Oficina de Esporte

Além das aulas regulares de Educação Física, o Colégio Natureza oferece aos alunos do Ensino Fundamental 2 e Médio, no contraturno às aulas regulares, treinos em tênis de mesa, handebol e futsal.

Aulas de Xadrez

A prática do jogo de xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. Os alunos do Ensino Fundamental 1 contam com aula de Xadrez dentro da própria grade curricular. Já no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, as aulas são ministradas no contra turno às aulas regulares, em formato de treino.

Aulas de Música

Uma das formas de estimular o desenvolvimento de alunos no processo metodológico é por meio da introdução da música. Um dos principais aspectos que a música representa no processo de ensino-aprendizagem é o estímulo ao uso dos sentidos pelo aluno. Qualquer experiência musical, independentemente do estilo e dos instrumentos utilizados, promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e quem ouve. Para o aluno, essas habilidades serão aplicadas não apenas no desenvolvimento das próprias aptidões musicais no futuro, como também no aprendizado de outras disciplinas. O estudante com ouvido treinado para a observação de letras, poderá ser também um bom leitor e intérprete de textos.

Oficinas Pedagógicas e Reforço Escolar

Os alunos do Ensino Fundamental e Médio podem optar por participar das oficinas e aulas de reforço em Língua Portuguesa e Matemática. Este conteúdo é regularmente oferecido para essas turmas no contra turno às aulas regulares.

Aulas de Espanhol (a partir do 5º ano)

Estamos cercados de países que falam espanhol, o que faz com que o ensino da língua espanhola seja de suma importância, tanto para a comunicação com os outros países, quanto para o desenvolvimento educacional, visto que esta língua se encontra cada vez mais presente no cotidiano escolar e possibilita aos alunos adquirirem mais conhecimentos em fontes de informações específicas.

natureza@colegionaturezaararaquara.com.br

Av. Dr. Carlos Chagas, 380, Araraquara/SP